AmorAmor, Gravidez & Maternidade

Chá de Benção

Chá de benção, diferente de um “chá de bebê” onde o instuito é confraternizar, comemorar e presentear a gestante com bens matérias na maioria dos casos (fraldas, itens de enxoval, etc…), o chá de benção visa presentear a gestante com coisas que realmente não tem preço! Coisas realmente valiosa, coisas que para mim acima de tudo são sagradas pois vem de corações que me amam e que estão conectadas comigo! Basicamente um chá de benção pode ser visto como um ritual de boas vindas e desejos sinceros de “bom parto”, mas quando é verdadeiro vai além! Serve para nos conectar ao nosso sagrado feminino, a herança Divina que Deus nos deu de sermos fortes, guerreiras e destemidas! De fortalecer a vida uma das outras e a nossa própria vida através de um elo bom, perfeito, agradável e desenhado por Deus para toda a humanidade. Uma humanidade que deveria viver relacionamentos saudáveis de amor e compreensão com o próximo!
Eu não quis chá de bebê, nem de fraldas porque não senti vontade de fazer, além do mais eu ganhei de surpresa um lindo chá de bebê aos 6 meses de gestação na casa da minha madrinha em Junho quando fui para celebrar o aniversario dela, então achei desnecessário fazer outro chá (de fraldas por exemplo), uma vez que José irá usar fraldas de pano e o enxoval já estava pronto desde os 5 meses. Mas ameiiiii demais meu chá de benção, foi um dos momentos mais especiais da minha gestação. Um momento poderoso e muito lindo! Serei eternamente grata!

Mas como é que funciona???
Apesar do nome, o Chá de Bênçãos não é um evento religioso. Mas o meu acabou direcionado para esse caminho porque somos ligadas religiosamente, mas não é obrigatório. O essencial é que a futura mãe se reúna com outras mulheres de seu círculo familiar e de amizade para se fortalecer, receber incentivo, apoio e carinho para essa etapa final, como se estivesse na última etapa da subida de uma montanha. Em alguns lugares, apenas mulheres participam e muitas vezes a iniciativa de organizar tudo parte da própria doula, como forma de reforçar o vínculo com a gestante. Mas tudo depende de como a grávida vai se sentir mais à vontade. No meu caso fomos apenas mulheres, mas meu marido participou de grande parte e quem organizou foram minha amigas junto com minha doula e mãe (para quem não sabe, a minha doula é a minha mãe, que é doula mesmo de formação, mas isso vou deixar para outro post).

Conforme a hora do parto se aproxima, é normal que a grávida fique ansiosa, com medo e até duvide de sua capacidade de colocar uma nova vida no mundo.-Eu estou super calma, minha GO até reclama da minha calmaria, mas as pessoas a minha volta estão super ansiosas, dá para sentir.- Então como forma de fortalecer e acolher as gestantes nesse momento que antecede a chegada do bebê, muitas delas têm recebido o Chá de Bênçãos, uma celebração que surgiu entre círculos de mulheres, como forma de apoiar aquelas que estavam se preparando para um parto normal. Quando as 40 semanas se aproximam, a maioria das mulheres começam a se perguntar se seu corpo vai dar conta ou não, se serão capazes de realizar o parto que sonham e também surge uma pressão externa, da família, do marido, eu tenho pensado muito nisso, mas sempre que esse pensamento vem tento pensar positivo que vai dar tudo certo, e meu chá de benção serviu muito para isso. Isso não quer dizer que aquelas que optaram pela cesárea não podem celebrar, você sempre pode adaptar.

O Chá de Bênçãos costuma ser realizado a partir da 37ª semana de gestação, já perto do parto, e não tem uma estrutura fixa. Ainda assim, alguns rituais costumam se repetir. O encontro geralmente começa com a preparação de um escalda-pés para grávida, ou uma massagem ( aquecer os pés é como aquecer os órgãos internos, principalmente o útero o que pode ate estimular as contrações). Algumas mulheres fazem coroas de flores para a grávida enquanto proferem seus desejos. Também há aquelas que gostam de pintar a barriga com o desenho de um bebê no útero: é o chamado “ultrassom de parteira”. Depois as pessoas convidadas passam a expressar seus desejos para a mãe e o bebê. Pode ser coragem, fé, confiança, alegria, luz. Esse momento pode ser construído em forma de uma pulseira da amizade que vamos fazendo juntas ou ainda sendo escritas em pequenos pedaços de papeis com mensagens de incentivo para a mãe que poderá ler quando entrar em trabalho de parto. O importante é que haja uma recordação material do momento, que poderá dar força à mãe na hora do parto.

Fonte de pesquisa: Site Crescer

Beijos Abençoados

Olivia

Advertisements
Standard

One thought on “Chá de Benção

  1. VANIA APARECIDA FIGUEIREDO says:

    Que ritual mais lindo Fran! Não existe nada mais importante do que sermos abençoadas por Deus através dos irmãos. Receba a minha benção tb (maninha) . José , é um menino que será canal de Deus neste mundo, um adorador verdadeiro, cheio da unção do Espírito e Vocês pais(fortes como está escrito em 1 João ) são escolhidos por Deus para receber a herança. Apenas creia que ” Aquele que começou a boa obra irá completá-la. Nosso pai vai capacita-los e enchê-los de sabedoria para criá-lo no Caminho. Que benção! Glórias ao nosso Senhor. Beijos grandes para minha amiga barrigudinha linda!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s