Gravidez & Maternidade, LookDoDia

Salto Alto na Gravidez

Assunto polêmico por aqui: Salto Alto na gravidez. Pode usar? Não pode? Quais os riscos? Os especialistas se dividem em relação ao uso de sapatos de salto alto na gravidez. Todos, no entanto, concordam que o uso do salto alto modifica sua postura e altera seu centro de gravidade, colocando mais pressão sobre a região lombar da coluna, já bastante vulnerável na gestação. A minha médica me liberou o uso desde que eu tomasse mais cuidado ao andar (para evitar quedas) e me orientou a parar de usar assim que minha coluna começasse a doer, porém esse dia nunca chegou (Thanks God!). Assim eu usei meus amados saltos até os 9 meses, agora no finalzinho que meus pés estão mais inchados, ando por optar por uma rasteirinha ou um tênis na maioria dos dias, mas levo muita “bronca” por ai quando resolvo subir no salto rsrsrs. As pessoas se sentem no direito de te dar ordens nesse período, mas eu tento levar com leveza, sempre digo que “nem as grávidas podem perder o glamour”. Claro que acabei dando preferencia para os sapatos de salto plataforma que são mais confortáveis para andar, mas vale lembrar que eles têm o mesmo risco de queda: eles tornam muito mais fácil virar o pé, principalmente quando o piso é irregular (como calçadas com buracos ou piso de paralelepípedos), então tem que ter cuidado redobrado e sempre se lembrar que o importante é estar confortável.
Ate mesmo os médicos que não veem problemas no uso do salto recomendam que você tome a decisão baseada no seu conforto. Eu sou daquelas que me sinto super desconfortável de salto baixo, no final do dia a pressão sobre o meu calcanhar parece ser maior, provavelmente porque já estou muito habituada ao uso de salto, então algumas dicas são: Você pode, por exemplo, levar um par de tênis ou sapatos baixos na bolsa e calçá-los depois do trabalho (ou no fim da festa). Ou passar para os modelos sem salto a partir das 25 semanas de gestação. Ou ainda abrir mão do salto para fazer as tarefas do dia a dia e só usá-lo em ocasiões especiais…
IMPORTANTE!!! não podemos esquecer que um dos efeitos da gravidez é fazer seus pés aumentarem. Além de correr o risco de ficar com bolhas nos pés, você pode acabar laceando demais seu sapato favorito, que pode acabar ficando largo demais para você usar depois da gravidez. Então os meus sapatos mais queridinhos estão de férias rsrsr.

Então eu acredito que para resumir o importante é: ter a liberação do médico para o uso, não sentir dores e sempre prezar pelo conforto. E ser feliz, até mesmo na gestação, essa fase de tantas mudanças e descobertas na nossa vida.

Beijos Barrigudos e de Salto Alto

Olivia

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s