Dicionário de Moda

Dicionário de Moda- Fascinator

Escolhi a palavra Fascinator porque ele é exemplo mais exótico dos adereços de cabeça mais conhecidos como chapéus. Acessório pouco utilizado no Brasil, mas que tem cada dia mais ganhado adeptos, o chapéu é um acessório e tanto. Eu amo chapéu desde pequena, porque cresci usando (minha mãe fazia uma chapéu para cada roupa minha e assim começou nossa história de amor. Onde moro a maioria das pessoas torcem o nariz quando me veem na rua de chapéu, mas eu nem me importo, pois além de ser um acessório super charmoso (e salvador de cabelo sujo, rebelde, revoltado rsrsr) ele nos protege do sol e potencializa a ação do protetor solar. Mas hoje vamos focar nos chapéus de festa, e quando falamos dele existe uma variedade de modelos com nomes diferentes. Vou tentar desmitificar alguns.

Existe diversos adereços de cabeças que geralmente são usados em festas, por isso a pergunta sempre é: qual é a diferença entre o fascinator, a casquete, a voilette e o chapéu de festa? A verdade é que o termo “fascinator” além de ser uma palavra bem gostosinha de se pronunciar, ganhou popularidade e tem muita gente abrangendo o termo para outras categorias. Porém, em meio a tanta novidade no vestuário, misturinhas e mix de sucesso, é praticamente impossível adequar a categoria certa para determinadas alegorias da vestimenta. O que vale mesmo é tentar identificar qual é a parte do acessório de cabeça que prevalece. Parece difícil, né? Então, tecnicamente falando, veja quais são as diferenças básicas entre eles:

headpiece-09

Fascinator– Eram originalmente um tipo de cobertura de cabeça de malha leve. Desde a década de 1990 o termo refere-se a uma forma de headwear formal usado como uma alternativa para o chapéu; É geralmente um grande projeto decorativo ligado a uma faixa ou clipe, às vezes incorporando uma base para se assemelhar a um chapéu em miniatura, caso em que pode ser chamado um hatinator. Na técnica o fascinator é apenas um adorno de cabelo feito de plumas, penas e pedrarias. Só que com advento da moda, as criações e novas leituras, o termo abrangeu.Não dá mais pra limitar o fascinator aquelas pequenas tiarinhas, ou fivelas de cabelo decoradas. Mesmo sendo esta a teoria, quando nos deparamos com uma casquete forrada de flores que acrescentam muitos centímetros à estatura, eis que surge um novo tipo de fascinator.

headpiece-07

headpiece-06

Mix – E de repente nos deparamos com modelos de chapéu/ fascinator/ casquete/ voilette ou sabe-se lá o que for, certo? Não dá pra denominar cada uma das criações que os designers lançam por aí. Por isso fica a dica, é muito mais fácil tentar decifrar qual é a parte que predomina na cabeça de cada famosa antes de sair falando o que é o quê por aí….

headpiece-03

headpiece-08

Chapéu – O chapéu de festa não é tão difícil de identificar. O acessório cobre completamente a cabeça, e mesmo assim existem modelos misturando penas, plumas e até aquele famosinho véu conhecido como voilette. E agora? Nestes casos vai prevalecer o chapéu, que dominou a maior parte da cabeça.

headpiece-01

headpiece-02

headpiece-10

Casquete – Agora sim, a casquete confunde e muito a cabeça das nossas meninas. Tem quem jure de pés juntos que a casquete não passa de um fascinator. E não está errado dizer que sim, porém tecnicamente falando a casquete é quase como um pequeno chapéu, mesmo com tantos ornamentos subindo pela cabeça.

headpiece-04

Voilette – A voilette é aquele véu que cobre o rosto, parte dele ou apenas um detalhe de véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. O véu sempre aparece em conjunto com um chapéu, ou qualquer outro acessório de cabeça, até mesmo fixada apenas no penteado.

headpiece-05

ALERTA FASHION!! Reparam que nesse post só tem chapéu na cor rosa? Pois é, não é por acaso. O rosa e tons de rosa claro (Parece que a cor Pantone 2016 não quer nos deixar tão cedo) nos bonés, chapéus, gorros e todo tipo de adereço de cabeça estão super em alta. Então se você assim como eu adora enfeitar a cabeça fique de olho, terão modelos lindos disponíveis por todo lado, até me modelo de chapéu de palha.

Beijos Fascinados

Olivia

Advertisements
Standard

5 thoughts on “Dicionário de Moda- Fascinator

  1. Entrei no ‘Blogs Recomendados do WordPress’ e lá estava o seu, Francis!
    Que bacana que entrei! 🙂
    Parabéns pelo espaço. Super clean e ótimos posts. Sempre gosto de conhecer novos colegas de blog assim vou aumentando minha rede, e claro, conhecendo sobre diversos assuntos e até mesmo cultura.

    Estendo aqui o convite para conhecer o meu blog… Ficarei contente com sua visita! 🙂

    HuG! 😀

    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @andrehotter

  2. Pingback: Dicionário de Moda-1 ano |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s