AmorAmor, Refletindo, Semente, Ser Sustentável, Utilidade Pública

Sobre Gratidão

thanks-01

Em primeiro lugar, é bom diferenciar gratidão de servidão, de compromisso eterno e de outras ideias errôneas que acabam trazendo mais peso do que leveza. Essa palavra, sim, é que se aproxima melhor da sensação de gratidão: leveza. É um calorzinho bom dentro do peito, uma sensação agradável que faz os olhos brilharem e o sorriso se abrir naturalmente.

Como Cristãos nós temos alegria de sermos servos de um Deus vivo, acreditamos na Bíblia e ela nos leva a crer que devemos ser servos e estabelecer um compromisso eterno com o Pai. Porém a servidão ao nosso Deus não está e nem deve estar ligado naquilo que Ele faz, fez ou fará. Nos servimos a Deus porque amamos Ele e ponto. Para todas as outras coisas nós devemos ser GRATOS. E gratidão é leveza. Deus é leveza. Deus é graça, misericórdia e amor. E como somos abençoados não é mesmo? Eu frequentemente sinto vergonha das minhas orações que são cheias de pedidos, porque nós já temos tanto, recebemos mais do que precisamos e muito mais do que merecemos. Por isso gosto muito do dia de ação de graças, um dia no ano que reservo apenas para agradecer, agradecer, agradecer e agradecer. Apesar de ser uma tradição norte americana, eu prefiro introduzir esse costume na minha vida do que o dia de Halloween por exemplo. Entre uma festa para celebrar a morte e uma festa para celebrar a gratidão, eu fico com a última.

thanks-05

E caso você esteja lendo esse texto sem conseguir encontrar ago para agradecer (hoje ou em qualquer dia do ano), saiba que podemos acessar a gratidão ao ver que o sol está nascendo ou ao sentir seu calor suave tocando nossa pele ao final da tarde. Ela pode brotar ao receber uma mensagem carinhosa de alguém especial, alguém que é especial simplesmente por ser quem é e não por ter realizado “grandes feitos”. As pessoas que nós amamos despertam esse sentimento bom e pronto, e podemos ser gratos por isso. Gratidão que pode ser relembrada em situações em que nos superamos, em que fizemos da queda um passo de dança, como diz o poeta. Podemos ser gratos pelos mestres que cruzaram nosso caminho, pelos gestos de amizade que aquecem nosso coração, pela confiança que depositaram em nós em qualquer âmbito e em qualquer momento da vida, pelas estradas que percorremos, por aquela flor que caiu da árvore diante de nós num dia de solidão e que nos fez ver aquele momento com outros olhos. Todas essas maravilhas são fagulhas de Deus abençoando a nossa vida. Seja grato. é fácil e faz bem ao coração.

Se ainda assim continua repetindo as seguintes perguntas: Sentir gratidão por quem e pelo quê?
• Para você, o que significa gratidão?
• Que imagem lhe vem à mente quando pensa na palavra gratidão?
• A quem e ao que você é grato(a)?
• Qual é a melhor lembrança que você tem em relação a esse tema?

thanks-04

A Gratidão é leve mas é ampla, muitas vezes vai além de um sentimento, ela pode considerada um valor. Ela pode figurar entre valores como honestidade, gentileza, respeito, companheirismo.
E o que é um valor? Um valor é aquilo que sustenta e norteia as nossas ações. São aquelas coisas em que acreditamos e que nos fazem agir como agimos. Ter a gratidão como um valor significa uma mudança profunda na nossa experiência, nos faz ter um olhar diferenciado para reconhecer a beleza de cada momento. Ter a gratidão como um valor para a vida nos faz ter um maior interesse por tudo que nos cerca, nos faz assumir um compromisso radical com a felicidade. Essa tão procurada felicidade nada mais é do que estarmos enraizados no agora, é aquela vivência essencial de estarmos ligados a Deus, de termos uma relação profunda com a vida. Ela nasce da gratidão que nos ancora e nos faz perceber a riqueza que há em tudo que nos propomos a observar de coração.
Então te te encorajo a orar a Deus, a se regozijar e a começar a alimentar esse valor em sua vida. Alimente o seu gosto por ser feliz a cada instante, pelo que o instante apresenta, pelo que você é, e pelo que Deus fez por você.

Beijos de Gratidão e muito amor❤

Olivia

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. | 1 Tessalonicenses 5:16-18|

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. | 1 Tessalonicenses 5:16-18|

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s