Viagens

Curaçao

. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu estive no Caribe. Curaçao, San Andres, Bonaire, Los Roques, Isla Margarita, Trinidade Tobago e muitas outras ilhas já tenho carimbado em meu passaporte. Em partes (acho que a maior parte rsrsrs) porque é um lugar incrível para a pratica de mergulho e também porque eu amo essa parte do mundo. Curiosidade: eu sou mergulhadora desde 2004, apesar de ter nascido longe do mar sempre fui apaixonada por ele e quando morei na Austrália, meu primeiro salário (2 meses de trabalho na verdade) foi para fazer meu curso e desde então não parei de praticar esse esporte lindo!
Atendendo a diversos pedidos de pessoas que querem ver mais post de minhas viagens aqui, resolvi começar por Curaçao, principalmente porque agora temos aqui em Boa Vista um voo direto para Curaçao que é excelente, em 4 horas você já está nas Antilhas Holandesas cercado de beleza sem fim. Eu estive em Curaçao a primeira vez em 2008 e foi uma viagem para mergulhar. Nesse tipo de viagem como o foco é mergulhar, na maior parte do tempo ficamos embaixo d´água e a parte “turística” fica para as horas vagas ou pro último dia (quando não podemos mais mergulhar). Porém Curaçao tem inúmeras atrações imperdíveis e muita história para contar.

dsc07697

jones-picture

MINI HISTÓRICO SOBRE CURAÇAO
Também conhecida como a “Holanda do Caribe”, a Ilha de Curaçao é considerada a sede oficial das Antilhas Holandesas. Fica no sul do Caribe, há 60 quilômetros da costa da Venezuela. A ilha, cuja capital é a pitoresca e cosmopolita Willesmstad, compreende uma área de 472 quilômetros quadrados. No total são 38 praias e 40 baías que podem ser desfrutadas sob um sol que brilha praticamente o ano inteiro. O holandês é a língua oficial, mas também se pode usar o inglês, espanhol e o “papiamento”, uma mistura de holandês, espanhol, português e inglês. Além disso, a ilha é composta por uma mistura de povos diferentes – com raízes judaicas, portuguesas, holandesas e sul-americanas – proporcionando uma rica diversidade cultural.
A metade dos 150 mil habitantes concentra-se na capital Willemstad que é cortada ao meio pela baía de Santa Ana, dividindo-a em duas partes: Otrobanda (residencial) e Punda (comercial e turística). É em Willemstad que fica o centro comercial, industrial e bancário. A arquitetura é típica colonial, resultando em uma paisagem com cores vivas. Os moinhos de vento com características holandesas também são uma ótima atração para todos os visitantes.
Os curaçalenhos são uma atração à parte. Simpáticos e ótimos anfitriões, eles são cultos e, acredite, são os que mais aproveitam as belezas e a cultura de sua terra. A alegria dos nativos é de contagiar qualquer um.
O melhor caminho para as compras fica nas ruas De Breedestraat, De Heerenstraat e Maduristraat; são as mais famosas da capital porque possuem farto comércio de eletrônicos, perfumes, roupas e equipamentos de informática. O Florim é a moeda oficial de Curaçao e vale cerca de 1,75 em relação ao dólar, que também é aceito em todas as lojas e restaurantes.
É claro que uma viagem não é completa se não experimentar os pratos típicos. As melhores pedidas são Jambo, espécie de feijoada de quiabo; Chiki, cabrito ao molho acompanhado com arroz, lentilha, quiabo e banana frita; Sopito, peixe com creme de coco; Karni Stoba, carne ensopada. E não se esqueça das sobremesas: Quesilho, pudim de caramelo; e Casjupete, um tipo de bolo preto.
A bebida também não deixa nada a desejar. Experimentar o Fruit Punch, uma mistura de suco de abacaxi e suco de laranja com Grenadine não alcoólico; e a famosa Piña Colada é obrigatório. Tem ainda a famosa cerveja holandesa fermentada em Curaçao.

dsc07452

dsc07363

dsc07499

PASSAGEM AÉREA
Em Julho desse ano a cia. aerea Insel Air anunciou um novo voo saindo de Boa vista direto a Curaçao. Com capacidade para até 80 passageiros, os vovoe partem 3 vezes por semana, fazendo uma escala na Guiana e depois partindo para Curaçao. Digo que esse voo foi um presente para o povo de Roraima, uma vez que facilitou muito nosso acesso ao Caribe. Então agora podemos nos esbaldar de Caribe, afinal de Curaçao você pode facilmente pegar voos para qualquer porte do Caribe inclusive pros EUA. Para quem não mora aqui no norte, São Paulo, Rio, Brasilia tem várias opções de voos e as agencias de viagem sempre tem ofertas bacanas para esse destino, as vezes mais barato até do que viajar pelo Brasil, então a dica é para todos.

HOSPEDAGEM
Como eu disse, eu estive em Curaçao em 2008, ou seja 8 anos atrás, e sabemos que muita coisa muda nesse período. Já ouvi gente dizendo que ele está ruim, outras pessoas dizendo que adoraram. Na época me lembro que o Hilton não era o hotel mais bem avaliado, mas como ele tinha um dive center dentro do hotel com serviço de barco e também com a possibilidade de fazer mergulho ilimitado embarcado e de praia foi o hotel que meu grupo escolheu. Eu amei! Foi uma das viagens que fiz mais mergulhos (no total foram uns 35), só perdeu para Honduras que fiz uns 50 mergulhos em 10 dias de viagem rsrsrs. Sobre o hotel em geral eu gostei muito, muito mesmo. O sistema era all-incluided, tinha várias praias privativas, uma piscina linda e um pôr do sol magnifico, vejam pelas fotos. Os quartos eram bons, aquele esquema né, quem vai para esses lugares o último lugar que quer ficar é no quarto, então não precisa ser aquele absurdo de luxo, mas isso é a minha opinião. O bacana é que pesquisando bem você encontrará hotéis de todas as categorias para todos tipos de gostos e luxos.

Vista do meu quarto no hotel

Vista do meu quarto no hotel

dsc07692

Dive Center do Hotel

Dive Center do Hotel

Uma das praias do hotel

Uma das praias do hotel

PONTOS TURÍSTICOS
Como a grande maioria das ilhas do Caribe, as maiores atrações de Curaçao são suas praias, que possuem um mar azul delirante, lindo demais. Mas existem muitas outras coisas para se fazer em Curaçao além de relaxar nas praias. O Centro de Curaçao é dividido em 2 bairros (Punda e Otrobanda), cortados por um canal. A ponte flutuante Queem Emma, somente para pedestres, liga Punda e Otrobanda. Ela se movimenta para a passagem de navios pelo canal, momento em que ela fecha para o público.COMPRAS: O Centro (compreende os bairros de Punda e Otrobanda) é um dos mais charmosos do Caribe, se não for o mais. E para melhorar, ele é recheado de lojas com preços interessantes para compras, principalmente cosméticos. PUNDA: bairro mais charmoso do Centro, aqui ficam os casarões em estilo holandês que são considerados Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO, a Loja da Penha (fundada em 1908 – com excelentes preços em perfumaria e cosméticos), a sinagoga mais antiga das Américas – Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, o mercado flutuante, além de muitas lojas, bares e restaurantes.
Não deixe de tirar a tradicional foto-cartão-postal de Curaçao, de Otrabanda em direção a Punda. Otrobanda: localizado do outro lado do canal, em Otrobanda está o complexo do Renaissance (com hotel, shopping e cassino), ao lado fica o Rif Fort (com muitos restaurantes), margeando o canal você encontra um camelódromo e mais para dentro do bairro você encontra o Museu Kurá Hulanda.

A foto que tem que ter..rsrsrrs

A foto que tem que ter..rsrsrrs

dsc07890

Ponte Emma

Ponte Emma

Seaquarium Beach: praia localizada ao sul, cerca de 10 minutos de carro do Centro. Aqui ficam o Curaçao Sea Aquarium, a Dolphin´s Academy (onde você pode nadar com golfinhos) e alguns badalados clubes de praia, como o Mambo Beach. O mais legal desse áquario é que ele conta com um projeto lindo de reabilitação de animais marinhos e suporte para os animais que foram machucados poe humanos (rede de pesca, mal tratos e etc..) eu me apaixonei pelas tartarugas marinhas amputadas, nós pudemos dar de comer ela e entrar em contato junto com os biologos lacias, foi uma experiencia muito bacana principalmente para quem tem crianças. Há! foi lá também que ganhei o beijo mais inusitado da minha vida: de um leão marinho, assustadoramente delicioso rsrsr.

Caverna Hato: localizadas abaixo do nível do mar, as Cavernas de Hato possuem formações rochosas interessantes e piscinas naturais. Um dos luagres que mais gostei. Existem inúmeras histórias de piratas relacionada a essas cavernas, para quem gosta das hitórias dos “Piratas do Caribe” lá é um lugar imperdível.

dsc07515

dsc07496

Eu alimentando as tartarugas amputadas no Centro de reabilitação do aquário.

Eu alimentando as tartarugas amputadas no Centro de reabilitação do aquário.

dsc07422

dsc07460

dsc07462

me-and-the-sea-lion-3

" O BEIJO" hahhaha

” O BEIJO” hahhaha

dsc07294

dsc07333

dsc07318

RESTAURANTE. Comi em diversos lugares no centro, quase todos os dias iramos provar um restô novo, mas o restaurante mais legal sem duvida foi o Perla del Mar, ele tem um pier onde você pode apreciar o mar, navios e por do sol. Lembro que saimos do mergulho da tarde e fomos para lá…foi um almo-janta e por isso acabamos entrando as 16hrs e saindo as 20hrs..ficamos horas comendo e bebendo Fruit Punch e Piña Colada.
E por falar em bebidas você não pode perder o Curaçao Liqueur: você pode visitar a tradicional fábrica do licor Curaçao Blue. A visita inclui a degustação do Blue e dos outros sabores do licor. Curaçao Liqueur.
A noite em Curaçao também é bem animada, lembro que fomos em um bar, restaurante, balada que tinha espetáculo de dança criola.

Galera do mergulho em um dos nosso jantares no centro

Galera do mergulho em um dos nosso jantares no centro

No restô Perla Del Mar

No restô Perla Del Mar

Pôr do Sol no Perla

Pôr do Sol no Perla

Cardápio de drinks #Delicia

Cardápio de drinks #Delicia

COMPRAS
O “Mercado Flutuante” também é parada obrigatória para os consumistas. Localizado no Cais de Sha Capriles, o mercado é composto por vários barcos, cobertos por lonas multicoloridas, onde se pode encontrar frutas, verduras e legumes vindos da Venezuela, além de roupas e utensílios em geral. No centro em Punda e Otrabanda tem dutyfree maravilhosos, principalmente para quem gosta de cosméticos, perfumes e etc. Vale a pena o preço, pelo menos na época que eu fui os preços eram incríveis.

CURIOSIDADE
1. Um monumento histórico que não deve passar despercebido pelos visitantes é a Ponte Rainha Wilhemina. Maior de todas, a Wilhemina é uma ponte tipicamente holandesa que une o setor comercial de Punda com a velha área residencial. Wilhemina conta ainda com a companhia de mais duas rainhas. São as pontes Rainha Emma e a Rainha Juliana. Sendo a mais antiga, Emma (homenagem à avó da rainha-mãe Juliana) é móvel e flutua sobre botes para a passagem de barcos e navios. Foi inteiramente construída em metal e serve como passagem apenas para pedestres. Desde 1888 ela une Punda e Otrabanda. É a maior ponte móvel do mundo. Rainha Juliana, entretanto, é fixa e mede mais de 60 metros da água. Sua construção durou 14 anos e é mais recente; possui quatro vias de tráfego expresso, numa arquitetura moderna e funcional.

Eu e tartaruga em um dos mergulhos em mar aberto que fizemos. A vida marinha no Caribe é riquíssima.

Eu e tartaruga em um dos mergulhos em mar aberto que fizemos. A vida marinha no Caribe é riquíssima.

Dive Girls

Dive Girls

O grupo todo em um dos mergulhos embarcados

O grupo todo em um dos mergulhos embarcados

dsc07777

1227989684

fotosub-2

dsc07886

Mais um pôr do sol incrivel

Mais um pôr do sol incrivel

dsc07818

Eai, malas prontas para Curaçao? Partiu?

Beijos viajantes

Olivia

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s