Talvez nem todos saibam disso, mas a arte de se colocar no lugar do outro é transformadora. Além de essa atitude poder mudar a sociedade em que vivemos, ela é capaz de fazer o bem às pessoas mais próximas de nossas vidas: nós mesmos. Não é caridade, não é sacrifício pessoal. É sim, a capacidade que todos temos de fazer para o outro apenas aquilo que gostaríamos que fizessem conosco.
Empatia é uma palavra de origem grega e refere-se a nossa capacidade psicológica de tentar compreender sentimentos e emoções de outro indivíduo. Ou seja, quando vemos uma pessoa passando por dificuldades no trabalho, problemas pessoais ou familiares, precisamos nos colocar no lugar dela, nos imaginar na mesma situação. Não é fácil, claro, mas assim como muitas vezes vemos na ficção, na vida real o resultado também é prazeroso.
Praticar a empatia nos aproxima dos outros e nos ajuda a reconhecer as diferenças e os pontos que nos unem. É importante lembrar que, isso não significa tornar-se similar ao outro. Mas sim aprendermos a lidar com as nossas diferenças. Em geral temos o hábito de olhar apenas para as nossas necessidades e acabamos nos esquecemos que vivemos cercados por pessoas com diversos planos, objetivos e sentimentos.
Então vamos fazer disso um hábito: reconhecer nossas qualidades, o que não gostamos em nós e o que o outro tem para nos ensinar. Quanto mais soubermos lidar com as nossas vontades e com os desejos alheios, melhor será o ambiente em que convivemos e mais saudável será a nossa rotina. Sem contar, claro, que ainda teremos o privilégio de termos relacionamentos mais saudáveis e agradáveis melhorando nosso convívio com outros indivíduos.
Fonte do texto: ObviousMag
Beijos Empaticos
Olivia
Pingback: Mais sobre empatia | OLIVIA FIGUEIREDO