AmorAmor, Casamento Rob&Fran, Lua De Mel, Viagens

Lua de Mel-Parte 3

SEGUNDA SEMANA

De Uluwatu seguimos para o centro da ilha, Ubud. A cidade imortalizada e agora famosa desde que a Elizabeth Gilbert escreveu o sucesso de bilheteria “Comer Amar e Rezar’. A principio nós iriamos continuar nossa peregrinação rumo as ondas perfeitas, mas logo que chegamos em Bali descobrimos que nos dias 21,22 e 23 de março seria marcado pelas comemorações do Nyepi Day, ou dia do silencio que marca a passagem de ano no calendário hinduísmo (religião de 98% da ilha é devota). E como Ubud é uma cidade super espiritualizada, rumamos para lá para vivenciar esse ritual balinês, e foi INCRÍVEEEEL!! eu amei demais. Além de Ubud ser puro charme, cheia de templos, lojinhas de decor, spa, centros de yoga, terraços de arroz, comida orgânica, leveza, pureza e serenidade…. poder passar o Dia de Ano novo Balinês lá foi emocionante. As redondezas de Ubud também é muita rica em experiencias, a região é bem rural, mas a essência do Balinês eu encontrei aqui. Para quem não sabe, Bali é conhecida como a ilha dos 10.000 templos, lá cada esquina tem um templo. O povo é muito religioso e devota aos seus rituais e cerimonias, estima-se que um balinês tem cerca de mais de 200 cerimonias por ano, ou seja, quase todo dia é um dia sagrado para eles, quase todos os dias eles prestam reverência e culto aos seus deuses. Muito forte essa ligação. Apesar de eu ser cristão, nascida, criada, convicta das promessas e na palavra de Jesus, uma conversa com um ancião me apresentou um outro olhar sobre devoção, sobre respeito as coisas sagradas e um estilo de vida baseada em uma religião totalmente diferente do que estamos acostumados. Nossa a conversa foi tão rica, tão inspiradora que estou até pensando em escrever um post sobre o que me afetou e de que forma cresci nessa imersão profunda e muito significativa. Aguardem

Quero só falar um pouco mai sobre o Nyepi day, ou dia do Silêncio que marca o ano novo de acordo com o calendário de Bali, em 2015 eles iniciaram o ano de 1937. No dia anterior ao dia de ano novo (nesse ano caiu dia 20.03, porque o calendário deles é baseado no calendário luar, por isso a data varia de ano para ano), diversos tipos de bonecos gigantes feitos com papel marchê (conhecido como ogoh ogoh), musicas e todos vestidos a carácter desfilam pela cidade, cada comunidade e/ou templo constroem seus próprios bonecos, por isso o desfile é muito legal; num certo momento, depois do cair da noite as pessoas começam a chutá-los, machucá-los, até destruí-los, ateando fogo neles no final.Esse ritual simboliza a luta do bem contra os maus espíritos (representados pelos bonecos), e também a partida das energias ruins para que o ano seja repleto de energias positivas. Após a meia-noite começa o dia do silêncio. Todos tem que ficar por 24h em silêncio, inclusive os hospedes dos hotéis precisam ficar confinados dentro do hotel. As pessoas guardaram o dia em silêncio a partir das 6h da manhã do dia 21 até as 6h da manhã do dia 22. Além do silêncio, todos ficam em casa, sem fazer barulho e sem ligar luzes durante todo o período. Dentro da maioria dos hotéis tudo funcionou normalmente, mas com restrições. No nosso hotel não houve service de quarto e o restaurante alem de ter um menu de almoco e janta beeeem limitado(só 3 tipos de prato) fechou as 19hrs. É feriado em Bali, e todos participam do ritual, existe inclusive uma policia que ronda as ruas para garantir que ninguém(NINGUÉM MESMO, NEM ESTRANGEIROS, NEM LOCAIS)saiam as ruas. O aeroporto de Bali SEMPRE fecha nesta data, pousos e decolagens sao proibidos. Só hospital funciona para emergências(mas eles ressaltam que tem que ser emergência meeeeesmo, tipo mulher em trabalho de parto, dor de barriga não vale rsrsr). O legal é que essa restrição toda tem um simbolismo muito forte e muito válido (na minha opinião), segundo os balineses o Nyepi é um dia para o mundo se recuperar, um folga para o planeta ser limpo do constante “barulho”, maldades e pertubações que os seres humanos causam e então tudo pode começa de novo. E também é um dia do homem exercitar seu auto controle e fazer uma introspecção em si mesmo atraves do silencio, do jejum e meditação, é um jeito de mostrar seu controle simbólico sobre si mesmo e da “força” do mundo, daí o controle religioso obrigatório (e rígido). Sem palavras e imensa gratidão de ter o privilégio de ter vivido isso na minha vida. O ritual do dia do silêncio é um ritual exclusivo da cultural balinesa, apesar da religião hinduísta existir em outros lugares do planeta, esse ritual é excluisvo do povo Balinês.

Resumão ão ão de Ubud, porque fizemos muita coisa por lá rsrsrsr
HOTEL: Pertiwi-MARAVILHOSOOOO!! Amei tudo lá, desde o quarto até as pessoas.
RESTAURANTES- Fomos em vários, depois atualizo aqui com nomes dos principais, pois Ubud tem uma culinária SENSACIONAL! Para mim foi a melhor de toda viagem.
PASSEIOS: Visita a fazenda de criação de Luwak- O café mais caro do mundo (Kopi Luwak) produzido a partir dos grãos de café ‘refinado’ no trato digestivo de uma espécie de gamba/gato endêmico da Indonésia. Interessantíssimo!
Templos, muitos templos:
*Pura Besakih- Considero o templo mãe de Bali (M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-M-E-N-T-E INCRIVEL!!)
*Pura Tirta Empul-Templo da purificação, tem uma nascente de água preservada e sagrada. Fomos no dia seguinte ao Nyepi day e foi mágico, milhares de balineses se purificando e fazendo oferendas para o novo ano.
*Pura Kehen- O mais fascinante de todos para mim.
*Pura Saren Agung- também conhecido como Ubud Water Palace.Fica no centro de Ubud, atrás do Starbucks (que alias é o Star mais fofo e lindo do muuundooooo!!! pensa numa apaixonada❤ )
*Mercado de Ubud- A essência do que é realmente uma vida balinesa. Aquela mistura doida de comida, roupa, deuses, e tudo mais o que você puder imaginar.
*Rice Terrace- Ou terraço de plantação de arroz. Lembra que disse que Ubud ficava no interior da ilha??..pois é, é lá também que se concentra a população rural. Fomos em vários, no centro de Ubud tem um rodeado por restaurante, lojas, templos e hotéis. Todos são Impressionante e belíssimo também.
*Monkey Forest, ou Floresta dos macacos-santuário gigantesco habitado por milhares de macacos livres e bagunceiros. É um ponto importante na cultura balinesa, dentro da floresta existe 3 templos (Templo Pura Dalem Agung, o mais proeminente deles, localizado na porção sudoeste da floresta, outro templo, chamado de Pura Prajapati era o templo onde funerais e cremações eram realizados, já o terceiro templo Holy Bathing Temple tem a forma de três mandalas, a Utama área para os bons de espírito, a Madia Mandala apenas para discipulos das divindades, onde é localizada a piscina sagrada e a Nista Mandala um lugar especial para banhos de seres humanos.) e um cemitério onde de 5 em 5 anos é feita um grande ritual de cremação de todos os mortos da ilha. IMPRESSIONATE!.

Pura Kehen. Meu favorito <3

Pura Kehen. Meu favorito❤

Pura Besakih- O templo mãe com o monte Agung ao fundo

Pura Besakih- O templo mãe com o monte Agung ao fundo

Mercadão de Ubud e suas cores infinitas.

Mercadão de Ubud e suas cores infinitas.

Bintang CLÁSSICAAA!!! A cerveja mais exclusiva do mundo, você só encontra lá, não pode deixar de tomar.

Bintang CLÁSSICAAA!!! A cerveja mais exclusiva do mundo, você só encontra lá, não pode deixar de tomar.

Ogoh Ogoh

Ogoh Ogoh

balihoneymoon-42

Macaco na Monkey Forest

Macaco na Monkey Forest

Mozão interagindo com os “locais” rsrsr

balihoneymoon-44

balihoneymoon-43

balihoneymoon-45

balihoneymoon-46

balihoneymoon-52

balihoneymoon-48

balihoneymoon-49

balihoneymoon-50

balihoneymoon-54

balihoneymoon-55

balihoneymoon-60

Entrada do Pura Besakih- Templo mãe.

Entrada do Pura Besakih- Templo mãe.

O magnifico e colorido-Pura Besakih

O magnifico e colorido-Pura Besakih

balihoneymoon-57

balihoneymoon-61

Pura Saren Agung

Pura Saren Agung

Captura de Tela 2015-04-30 às 20.44.32

Eu e os Macacos- MONKEY FOREST

Eu e os Macacos- MONKEY FOREST

Meditação e silêncio no Nyepi Day

Meditação e silêncio no Nyepi Day

Os belissímos campos de arroz

Os belissímos campos de arroz

baliluademel-4

baliluademel-5

Desfile no dia anterior ao Nyepi day junto com os Ogoh Ogoh em Ubud

Desfile no dia anterior ao Nyepi day junto com os Ogoh Ogoh em Ubud

balihoneymoon-51

Ufa! fora isso alugamos uma moto (óóia lá nóis outra vez) e nos aventuramos e muiiito por Ubud, foi mágico!❤ Gratidão Bali!

Degustaçāo de Kopi Luwak e Chás Exóticos

Degustaçāo de Kopi Luwak e Chás Exóticos

baliluademelphotoscel-45

Pura Kehen

Pura Kehen

baliluademelphotoscel-28

Nós e a motinha--Agora em Ubud- Parte 4 rsrsr

Nós e a motinha–Agora em Ubud- Parte 4 rsrsr

baliluademelphotoscel-26

baliluademelphotoscel-27

baliluademelphotoscel-23

baliluademelphotoscel-24

baliluademelphotoscel-20

baliluademelphotoscel-21

baliluademelphotoscel-22

baliluademelphotoscel-15

baliluademelphotoscel-13

baliluademelphotoscel-14

baliluademelphotoscel-17

baliluademelphotoscel-16

baliluademelphotoscel-18

baliluademelphotoscel-19

Gostamos tanto dos terraços de arroz que voltamos várias vezes <3 Lugar incrivelmente lindo

Gostamos tanto dos terraços de arroz que voltamos várias vezes❤ Lugar incrivelmente lindo

Beijos Balineses

Olivia

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s