Semente, Ser Sustentável, Utilidade Pública

Composteira Doméstica

Setembro é mês de Clean Up Day, um evento criado na Austrália que há mais de 20 anos promove a concientização das preservação dos mares e rios atraves de uma ação de choque que é um dia, ou uma manhã inteira dedicada a recolher lixo das praias e rios. Quem quiser saber mais sobre o evento é só clicar aqui e se informar, no Brasil tem várias frentes de trabalho. A Ecosurf terá uma ação incrivel, quem for do litoral sul de São Paulo pode participar. O intuito dessa ação não é, e acredito que nunca foi dar uma de lixeiro, mas sim demonstrar o quanto a presença de um ser humano negligente e mal educado podem prejudicar o meio ambiente. Vale a pena participar. Meu primeiro Clean Up Day foi em 2005 quando estudava na universidade na Austrália, e desde lá um start nasceu dentro de mim, uma consciência humana e integrada com o meio que me cerca me atingiu e desde então não parei de evoluir nem de buscar alternativas de como diminuir meu impacto sobre a terra. E é sobre isso que quero falar hoje.

Olha eu ai no meu primeiro Clean Up Day na Australia <3

Olha eu ai no meu primeiro Clean Up Day na Australia ❤

Como educadora ambiental muita gente me questiona sobre formas de fazer algo pelo meio ambiente sem ter que sair de casa. Eu sempre digo que é em casa o lugar onde MAIS podemos fazer em prol da natureza e diminuir nosso impacto. Uma das alternativas é ter uma composteira doméstica para reciclar seu lixo orgânico. Você sabia que uma cidade como São Paulo produz 18 toneladas de lixo por dia e que dessas 18 toneladas, 9 (ou seja a metade) são de lixo orgânico? Isso é chocante, mas se em CADA residência da capital paulista existisse uma composteira doméstica, METADE de todo o lixo produzido não iriam parar nos aterros públicos que só servem para poluir nosso solo e os afluentes.

MAS O QUE É UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA?? É NOJENTA? TEM QUE TER MINHOCA? DÁ QUE TIPO DE BICHO?

Nesses quase 7 anos com a minha composteira (e observando e ouvindo sobre a composteira de outras pessoas) descobri que cada composteira é única, como se fosse um ser humano, apesar de na teoria funcionarmos todos igualmente, na prática cada um é cada um. Por isso vou contar minha experiencia pessoal com a composteira da minha casa. Também cuido de uma composteira na casa de meu pai, o mesmo sistema que o meu, só que ela é bem maior (tem o dobro do tamanho) e é TOTALMENTE DIFERENTE, mesmo produzindo húmus no final de seu processo, ela tem segredos e jeito de lidar bem diferente da minha. Mas se você ainda quer respostas para as perguntas acima, você pode encontra facilmente na internet, clica aqui que tem uma bem legal, ou então é só dar um “google” e voilá, milhares de artigos surgirão.

CompostagemCaseira

Minha composteira (foto acima) é um sistema fechado, mas conhecida como minhocário (por dentro ela funciona do jeitinho como a imagem abaixo) onde o trabalho de decomposição é feito pelos agentes naturais(bactérias, oxigênio, insetos e etc) e pela minhoca vermelha californiana. Ela é uma espécie ideal para o processo de compostagem pois seus pares se especializaram ao longo dos séculos até se tornarem expert para fazer essa função linda e muito honrosa, ela é uma das mais rápidas na transformação dos resíduos em húmus e muito resistente, além de se reproduzir muito rapidamente (as bichinhas gostam da coisas ihihi). A Eisenia foetida (ou minhocas californianas, minhocas vermelhas, ou vermelha da Califórnia) só vive na ausência de luz e concentração alta de oxigênio, ou seja, ela gosta de escuridão e se alimenta basicamente de matéria orgânica em decomposição. 

Fonte: Site Ecoeficientes.com.br -Ilustração Davi Calil

Fonte: Site Ecoeficientes.com.br -Ilustração Davi Calil

Eu tenho um enorme respeito e muita reverência por esses seres divinos que vivem basicamente para gerar vida através de sua existência. Como assim gerar vida se elas só comem “lixo”? É porque o subproduto de sua alimentação (basicamente o cocô que ela libera) é um dos maiores e melhores fertilizadores da terra, as fezes da minhoca é comumente conhecida como húmus. “O húmus é  matéria orgânica decomposta extremamente rica , um produto  inodoro, leve, macio, solto, finamente granulado, asséptico e rico em sais minerais assimiláveis para nutrir as plantas“. Quem tem jardim, ou cultiva vasos de plantas e já viu alguém plantar sabe que o húmus é bala e muito importante para ter plantas saldáveis e fortes. As minhas plantas sempre agradecem 🙂 .

CompostagemCaseira-25

CompostagemCaseira-27

MANEJO
O dia a dia da composteira não exige muito de você. Ter o cuidado de sempre cobrir o composto com papel, jornal, papelão ou algum composto seco é um hábito que tenho porque assim consigo equilibrar e não deixar a caixa tão molhada. Também tem o chorume que precisa ser retirado sempre que a última caixa encher, eu sempre dou uma olhadinha na caixa quando eu vou inverter as caixas e se tiver cheia eu esvazio e uso como fertilizante (uma colher de chorume para cada 10 litros de água, mistura bem, borrife nas suas plantas e você verá sua planta sorrir. Juro, elas amam!!). Muita gente tem o habito de colocar os restos de comida sempre de um mesmo lado da caixa e ou de cortar os restos em pedaços maiores. Bom, sobre colocar de um mesmo lado eu já fiz isso e deu certo, mas acabou sempre espalhando para manter mais organizado e para eu ter uma ideia melhor de quando a caixa está cheia. Cortar ou não cortar os alimentos também nunca gerou problemas para mim. As vezes eu corto outras nao. As vezes eu corto para entrar na caixa mais apropriadamente (exemplo casca da melancia), mas uma coisa eu já percebi, alimentos menores (ou seja cortados) são decompostos mais rapidamente. Vai de cada um

ONDE COLOCAR
A minha composteira tem dois cantinho em minha casa conforme a estação. Durante o inverno ela fica na varanda junto com as plantinhas e durante os meses quentes ela “migra” para minha cozinha porque o calor intenso eleva muito a temperatura da caixa matando as minhocas. Apesar de já ter uns 2 verões que ela não sai da cozinha, quando eu precisar é só mudar ela de lugar. DEIXAR NA COZINHA NÃO CAUSA PROBLEMAS? E O CHEIRO NÃO ACABA CRIANDO UMA AMBIENTE ANTI-HIGIENICO? Olha, a minha fica embaixo da pia de lavar louça, mais perto da área de serviço do que do fogão e geladeira, mas confesso que deixar na cozinha também foi uma decisão estranha no inicio (eu não tinha outro espaço), mas depois eu percebi que ela é higiênica, não causa problemas aos alimentos e facilita muito o depósito de alimentos. UMA COMPOSTEIRA SAUDÁVEL NAO TEM CHEIRO, DE VERDADE! OU MELHOR TEM CHEIRO DE BEIRA DE RIO, DE AR FRESCO,DE INFÂNCIA, eu amo! ❤ mas o cheiro você só sente quando você abre a caixa, fechou a caixa e acaba. Se você erradicar as drosófilas (a famosa mosca da banana) que quando presentes no composto saem voando quando você abre a caixa e pousam em tudo quando é fruta e verdura (e podem com isso contaminar os mesmo botando ovos e larvas), tirando isso, não tem bicho nenhum, nem inseto que vai sair da caixa e infestar sua casa. Eles ficam mesmo é tudo dentro da caixa. Em 7 anos eu NUNCA vi nenhum bicho, inseto sair de dentro da minha caixa. As vezes acontece de alguma minhoca sair pela torneira da caixa do chorume (é que as vezes elas caem na água e não conseguem sair, eu vivo resgatando algumas de lá hehehe), mas tirando isso, ninguém sai. Eles amam aquele ambiente. Na realidade até diminuiu muito os insetos na minha casa, acho que eles ficam sabendo da "festa", correm para lá e não saem mais ihihi. É lindo! Uma caixa escura, estática mas que trabalha sem parar. É vida pulsante e energia boa fluindo sempre pelo meu espaço de alimentação.

CompostagemCaseira-13

Fazendo a troca da caixa cheia pela caixa vazia, ou seja, que já está com o composto pronto.

Fazendo a troca da caixa cheia pela caixa vazia, ou seja, que já está com o composto pronto.

Diversidade e atenção com as coisas que você come. Cuidar de uma composteira é cuidar de você também.

Diversidade e atenção com as coisas que você come. Cuidar de uma composteira é cuidar de você também.

CompostagemCaseira-7

CompostagemCaseira-6
CompostagemCaseira-11

Acima a caixa coletora com o composto pronto (casca de ovo demora muiiito a se decompor, mas não tem problema elas irem para os vasos de planta porque fazem bem as plantinhas (quem não se lembra do jardim da avó de alguém com casca de ovo espalhado, né? Abaixo a caixa onde se acumula o chorume. O “bichinhos” são normais. Alias, faz parte do pacote de uma composteira saudável a existência de alguns insetos. Aranha por exemplo é um ótimo sinal. E NÃO! ELAS NÃO SE ESPALHAM PELA SUA CASA, pelo contrário, na minha casa até diminui bastante a existências delas fora da composteira. Parece que eles se concentram todos ali. 😀

CompostagemCaseira-15

CompostagemCaseira-14

CUIDADOS
Temperaturas muito altas (mais de 50 graus) matam as minhocas, temperaturas muito baixa colocam as mesmas em estado letárgico, vagaroso(elas precisam de calor para se decompor mais rápido).
O composto nunca pode estar muito molhado nem muito seco, é preciso um equilíbrio, tudo na natureza funciona a partir de um equilíbrio, por isso é importante que a composteira também tenha esse balanceamento. Não equilibrar os compostos molhados e secos pode retardar o processo de decomposição e gerar mal cheiro. Apesar da compostagem ser um processo natural, que não precisa de intervenção nenhuma, alguns cuidados preservaram a “saúde” de seu composto e a riqueza que a terra terá. Colocar um mesmo tipo de composto ou exagerar nos restos de alimentos ácidos e fibrosos como limão e cebola aumenta a acidez da terra, retarda o processo, gera maior acúmulos de bactérias e aumenta a possibilidade de aparecer alguns insetos indesejáveis como as drosófilas. O meu principal cuidado esta na observação. É preciso observar sempre. 

CompostagemCaseira-13

Na minha opinião a maior vantagem das cuidados e principalmente da observação da composteira e olhar para você mesmo. Tudo o que acontece na composteira, acontece no seu corpo. Por exemplo: ter minhocas “andando” por cima do composto ou ainda “vazando” pelas pequenas frestas da caixa e um sinal claro que o composto esta contaminado com agrotóxicos. SIM! Os agrotóxicos presentes nos alimentos são prejudiciais as minhocas, como o próprios nome já diz, eles são agroTOXICOS, e tudo que é tóxico mata, dependendo da quantidade elas podem morrer. Quando eu abro minha composteira e encontro minhocas caminhando pela parte interna da tampa, de cara sei que ingeri algum alimento “tóxico”, se elas são muitas, isso geralmente explica alguma indisposição que eu esteja tendo ou tenha tido. É incrível, as vezes o resíduo contaminado fica lá e você fica sabendo o que você comeu e evita comprar na mesma banca da feira na semana seguinte, ou evita o alimento que geralmente não é da época. É mágico e revelador, voce passa a viver melhor quando observa sua alimentação, e a composteira me ajudou bastante nisso. 

COLOCANDO OS RESÍDUOS
“Alimentar” sua composteira com um mesmo tipo de substrato faz com que ela se torne um húmus pobre. Só comer banana, alface e tomate não faz bem para o nosso corpo, precisamos variar vários tipos de alimento para nutrir nosso corpo das formas mais ricas e extrair disso todas as vitaminas e minerais que precisamos. A diversidade faz parte da nossa natureza, ela é essencial para nossa sobrevivência. E com o tempo você verá que é essencial para sua composteira também. A lei que rege a natureza e torna um ecossistema mais forte que o outro esta intimamente ligado com a diversidade. A floresta amazônica só é grande e majestosa devido a sua diversidade, sem isso ela nao seria nada.
A CEREJA DO BOLO
Outra grande sacada da compostagem é observar o nosso desperdício de alimentos. Para mim esse foi um dos grandes ensinamentos que a composteira me deu, entre tantos esse marcou minha história, me fez mudar muito. Nunca desperdicei comida, mas a composteira me levou além. Me levou a pensar na quantidade que eu preciso, na qualidade que devo prezar e acima de tudo, a pensar no aproveitamento de tudo porque muita coisa que jogamos no lixo (principalmente as cascas) são as vezes o que o nosso corpo mais precisa, e jogar fora, descartar algo de que você PRECISA para viver é um desperdício de vida. Por exemplo o tamanho da minha composteira suporta até 3 pessoas se alimentando diariamente em casa. Se as minhas caixas enchem mais rápido do que as minhas minhocas conseguem digerir tudo, então esta claramente havendo desperdício de alimento. Isso é sensacional! Na casa de meu pai implantei uma composteira para aguentar o consumo de 7 pessoas..,sim eu disse 7 PESSOAS, sendo que basicamente somos eu, meu pai,meu irmão e um ou dois auxiliares que revezam as tarefas de cozinhar, limpar e vigiar a casa durante a noite, ou seja, somos em média 4,5 pessoas “consumindo”, ou melhor, desperdiçando comida para 7 pessoas. Na época( uns 3 anos atras) isso ajudou bastante a reduzir o desperdício, consegui convencer nossa empregada de que aquilo não era certo por princípios morais e sociais. Num mundo miserável como o que vivemos, desperdiçar tanta comida é mais do que um pecado, é uma desumanidade.

Bom, eu acho que me alonguei demais, o texto ficou cansativo até para mim, quem tiver dúvidas, curiosidades, interesses é só me perguntar que eu respondo. Eu só queria mesmo é demonstrar que é possível você diminiur seu impacto sobre a terra fazendo uma coisa tão simples, mas que faz uma diferença tão imensa no nosso planeta terra. E que ser “ecochato” ou “ecosustentável” demais é uma perde de tempo. Não gaste seu tempo tentando convencer as pessoas de que elas fazem parte do mundo, que estamos aqui para COMPARTILHAR o planeta e não para USAR ele ao nosso bel prazer. Gaste seu tempo vivendo o planeta, compartilhando o planeta, não tenha medo de aranha, minhoca, mosca, tubarão, escorpião, leão. Tenha respeito. RESPEITO é o que nos protege, é o que nos permite viver em harmonia não só com o planeta, mas com todos os seres viventes. Você não precisa gostar de aranha nem barata (eu não gosto), mas procuro respeitar o espaço de cada um. VAI LÁ E FAÇA SUA PARTE. Se inspire nas árvores frutíferas, elas não param de produzir frutos porque o homem destrói as matas e suas irmãs, nem escolhe para quem ela irá gerar seu fruto.Ela simplesmente vai e faz, independente para quem quer que seja, não interessa se alguém irá ver ou comer seus frutos, elas ainda sim produz. Ela faz o bem sem olhar a quem. Ela cumpri seu papel como ser vivente compartilhando seu melhor e vivendo em harmonia com tudo e com todos. As vezes deveríamos olhar mais e aprender com elas.

CompostagemCaseira-23

CompostagemCaseira-22

Beijos Perfumados

Olivia

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s