Desapego, Semente

Desapegando…

cutdown

A tradução livre dessa frase é: “Reduza seu closet em 25% fazendo a se mesmo a seguinte pergunta:“Se eu estivesse fazendo compras nesse momento, eu compraria isso?”. Se a resposta é NÃO, livre-se dela.” e foi justamente por colocar ela em pratica que consegui liberar bastante espaço no meu closet, fiz algumas pessoas felizes e ainda ganhei um troco. Juro não ser impossivel, que tal tentar também.

FranCloset

Tenho uma dificuldade IMENSAAAA de limpar meu armário. Também tenho consciência que é preciso fazer isso, mas sempre rola aquele medinho de doar ou me desfazer de alguma coisa e na semana seguinte me arrepender. Já li muito livros, já tentei inúmeras técnicas vira e mexe quando a coisa está critica eu sou obrigada a dar uma limpeza séria, mas na maioria das vezes as roupas e acessórios vão parar no maleiro com aquele pensamento: “Se eu não lembrar delas até 3 meses, retiro de lá e dou tudo. Só que isso sempre FALHA! Quando pego as roupas guardadas bate aquele pensamento de “e se…eu quiser amanhã usar, quiser algo igual” e pronto. Elas acabam voltando para o closet e até hoje o que mais tinha me ajudado era um ensinamento que aprendi com minha professora de educação ambiental. Ela dizia assim: se você comprar uma roupa e não usar em 6 meses você nunca usará. E pior que ela estava certa. Roupas, sapatos, acessórios 6 meses parados no armário é até um desrespeito com a peça. Tento sempre doar até mesmo porque eu não compro nada feio, pelo contrário. E sapato, acessórios e roupa bonita precisa ir pra rua, precisa embelezar as pessoas e a vida. Nem sempre eu consigo doar nesse esquema, mas eu tento. Porém essa frase foi realmente salvadora. Juro! Foi um teste fantástico. Abri meu armário e olhava bem para a peça e me perguntava se eu compraria se estivesse hoje na loja. As de resposta sim ficaram. As que receberam respostas “Não” se foram! E o melhor, foram sem culpa na consciência.

FranCloset-4

FranCloset-3

E o que eu fiz com tudo?! Bem, eu separei em 3 grupos: itens bem velhos; Itens Usados e Itens novos ( sim! Tinha até Roupas que nunca usei e algumas até com etiquetas ainda #ShameOnMe). Os itens bem velhos descartei(porque doar algo “não usável” não é legal, eu penso assim). Os itens usados doei para meninas que precisavam. E os novos vendi no site Enjoei. Essa é aliás uma dica super bacana. O site Enjoei é parte de um fenômeno que vem crescendo a cada dia no mundo. Em uma realidade onde o consumismo anda desenfreado, pessoas criaram espaços para que os consumistas arrependidos(tipo eu) pudesse se “desfazer” de seus exageros minimizando os prejuízos. Quem viu o filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” tem ideia do que um consumo sem freio pode fazer com uma pessoa. Ela inclusive faz um mega bazar com seus “excessos”. Sites com o Enjoei facilita para quem precisa lidar e de repente lucrar com seus excessos. Eu adorei! Meu closet está mais leve, mais funcional. Algumas meninas estão felizes com as doações e minhas finanças receberam um alívio no final do mês.

Que tal testar a pergunta ou outro método de desapego para se sentir mais leve em todos os sentidos? Eu recomendo e assino em baixo. Vai dar certo e você ficará muito feliz.

Beijos Conscientes

Olivia

Standard

One thought on “Desapegando…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s